quarta-feira, 22 de julho de 2009

"É preciso saber priorizar!"


Ontem minha amiga Bárbara, que se casa ano que vem com meu amigo Léo, e eu estávamos conversando sobre a importância de saber priorizar, em nossos escassos orçamentos, os itens do casamento considerados mais importantes por nós.

Isso porque são as escolhas do casal que vão determinar o orçamento do casamento. É possível fazer produções excelentes sem gastar tanto, priorizando os itens julgados indispensáveis.

O fato é: a verba é curta e não dá para escolher sempre tudo do bom e do melhor. Não dá para ter ao mesmo tempo o vestido do estilista mais bam bam, o melhor fotógrafo, o Dj das estrelas, as bebidas da hora e o convite de R$ 150,00 da Stephany Brito.

Somos meros mortais, ou seja, não temos milhões para gastar com o casamento (que, aliás, seria um grande desperdício porque dá para fazer uma festa muito legal com muito menos). Então, temos de escolher os itens que de fato são importantes para nós, investir o um pouco mais neles e economizar no resto.

Sinceramente, não achei nenhum pouco doloroso ter de economizar nos itens considerados menos importantes porque desde o começo havíamos definido claramente nossas prioridades: nossos looks (incluindo vestido, acessórios, cabelo, maquiagem e terno), o fotógrafo e a decoração.

Nesses itens, fomos bem mais mão-abertas porque queríamos o melhor, dentro da nossa realidade financeira, claro!

Nos demais itens, optamos simplesmente pela qualidade, deixando um pouco de lado ou o design, ou a marca, ou o nome do profissional.

Assim, acho que cada casal deve definir suas prioridades e fazer suas escolhas baseadas nelas.

Agora, para ficar sempre dentro do orçamento pré-estabelecido, é preciso montar uma planilha de gastos com metas, item a item, e contar com a orientação de um bom cerimonialista para não entrar numa fria na hora de economizar. É o cerimonialista quem indica um fornecedor que seja ao mesmo tempo bom, confiável e menos careiro.

Posso dizer que estou completamente realizada com as nossas escolhas e que, apesar de algumas economias, acho que tudo vai ficar lindo....

Parafraseando uma das minhas bandas prediletas: "é preciso saber priorizar..."

Nenhum comentário: