quinta-feira, 18 de junho de 2009

Como sobrescritar os convites???


Estou preparando a lista dos convidados para mandar fazer os convites e me deparei com esse dilema. Well, "a regra é clara":
  • Se o casal é casado e tem o mesmo sobrenome, escreve-se Sr. e Sra. Fulano de Tal;
  • Se for convidar toda a família, deve-se escrever Sr. Fulano de Tal e Família;
  • Se o convidado é solteiro, deve-se escrever o nome completo;
  • Se o casal é casado, mas a mulher não adotou o sobrenome do marido, escreve-se Fulano de Tal e Beltrana de Tal;
  • Se o casal vive junto mas não é casado, deve se escrever o nome completo dos dois em linhas diferentes e sem a conjunção "e";
  • No caso de casais homossexuais, vale a regra dos casais que vivem juntos mas não são casados.

Ah, e não se pode esquecer que o nome do marido deve sempre vir antes do da mulher.

Muito bem! Mas vocês percebem o absurdo dessas regras? Como, em pelo século XXI, devo omitir o nome das minhas amigas casadas que adotaram o sobrenome dos maridos no meu convite de casamento? Além do mais, por quê o nome dos maridos das minhas amigas, em geral pessoas que eu mal conheço, deve vir antes dos nomes das pessoas que são de fato especiais para mim?

Antes que me acusem de levantar a bandeira feminista, gostaria de deixar claro que minha opinião não está fundamentada nessa causa, prova disso é que vou adotar o sobrenome do No depois de casada, mas no fato de regras como essas ditarem um comportamento exclusivo ao determinar que eu não deva citar, no convite, o nome das minhas amigas, que são, na verdade, as pessoas que eu quero de fato convidar.

Além do mais, sou totalmente contra o "Sr. e Sra. Fulano de Tal" simplesmente porque esse tipo de endereçamento não individualiza e nem caracteriza a mulher. Daí que ela pode ser qualquer uma. Um exemplo muito claro disso é a Sra. Brad Pitt. Perceberam? Quem é a Sra. Brad Pitt? Dependendo do lapso temporal tanto pode ser a Angelina Jolie como a Jennifer Aniston.

Como vou mandar um convite endereçado ao "Fulano de Tal" que eu nunca vi na vida?

Não tenho nada contra regras de etiqueta, muito pelo contrário, acho que elas existem para facilitar nossa vida. Mas também acho que está na hora delas evoluirem um pouco e refletirem a estrutura da família moderna.

Também quero deixar claro que não estou pregando a informalidade no endereçamento dos convites e sugerindo a forma "Pedro e Maria". Não quero abolir os sobrenomes dos convites porque acho que o casamento exige certo grau de formalidade. Mas será que dá para ser formal sem ser patriarcal?

Será que estaria espezinhando demais a etiqueta se escrevesse:

  • Pedro e Maria da Silva, no caso das amigas que adotaram o sobrenome do marido?
  • Maria da Silva e Família, no caso dela ter filhos e eu não conhecer o digníssimo?
  • Maria da Silva e Pedro de Souza, no caso da minha afinidade ser maior com ela?

Ainda não sei bem o que fazer. Uma saída poderia ser escrever o nome de todo mundo completo no convite e ponto. Em qual ordem? Ainda não me decidi. Mas omitir o nome das minhas amigas, isso JAMAIS!!!!!

12 comentários:

Marcio Marques disse...

Oi Mi !
rsrsrs ... adorei o texto !
Concordo com vc ... mas é que seguimos os costumes, que foram criando por alguem, e que no decorrer dos tempos são atualizados ou até mesmo melhorados. Quem sabe vc começa essa mudança rsrsrs. Beijos.

MRV disse...

Pois é, Marcinho, é difícil mudar o que está cristalizado, ainda mais pq a gente pode ser mal interpretada. Mas alguém precisa dar o primeiro passo, né? Obrigada pelas dicas! Bjs

Má com acento mesmo disse...

Bem, eu sou abelhuda mesmo e sei que as pessoas são sensíveis com isso de convite. Se vocês optaram por convites tradicionais, fique com a regra padrão. Tenho certeza de que as amigas chegadas não se ofenderão e os que não te conhecem acharão de bom tom. O meu pode ser Má com acento mesmo que tá de boa.

MRV disse...

Ma, morri de rir com o seu post. Já imaginou a cara do calígrafo qdo visse "Má"?
Pois é, parece q ninguém anda mto pro mudanças nessas regras, né? Talvez seja melhor ficar no tradicional mesmo. Valeu pela dica! Bjão...

Carolzinha disse...

Oi!!
Achei seu blog justamente pq estou nessa fase horrorosa cheia de dúvidas.
Agora q vc me ajudopu com um dos meus problemas,vou tentar te ajudar com um dos seus,ok?
Decidi fazer da seguinte forma pra as amigas queridíssimas casadas e q mudaram o nome: Ao amigos Fulana e Fulano de tal.
Concordo com a adequaçao das regras de etiqueta!
Vi em site q para casais homossexuais deveriamos enviar convites separados...acho isso mto deselegante! Parece q vc tampa o sol com a peneira!
Acho q vou virar leitora do blog...heheh

MRV disse...

Oi, Carol. Obrigada pelo apoio.
Acredita que eu tenho de entregar a lista para o calígrado amanhã e ainda não estou 100% segura do q devo fazer com as amigas q adotaram o sobrenome do marido?
Agora, concordo com vc q mandar convites separados para os casais gays é mto deselegante: parece q a gente tá ignorando a relação deles. No meu caso, eu escrevi o nome deles no mesmo convite, apenas não usei o "e" .
Boa sorte com a organização do seu casamento. Vamos trocando ideias... Bjs

Anônimo disse...

Gostaria de saber como faço pra convidar meus irmãos. Posso escrever apenas o primeiro nome deles e das esposas ou tenho que escrever todo o nome dele e familia? Queria um convite menos formal. Obrigada

MRV disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
MRV disse...

No nosso caso, queriamos uma forma mais carinhosa para pais e irmãos também. Como nossos irmãos eram solteiros, escrevemos assim, sem sobrenomes mesmo:

A MINHA QUERIDA IRMÃ FULANA
AO MEU IRMÃO BELTRANO

Já para os nossos pais, usamos a fórmula sem sobrenomes também:

AOS MEUS QUERIDOS PAIS FULANO E BELTRANA

Para casamentos, particularmente, não usaria a fórmula FULANO E BELTRANA, sem sobrenomes ou vocativos, porque acho um pouco informal demais. Mas, lembre-se de que o convite dá o tom da sua festa. Então, se sua festa for informal, nem combina sobrescritar os convites com pompa demais.

Que tal tentar algo assim para seus irmãos e cunhadas?

AOS MEUS QUERIDOS FULANO E BELTRANA

Mesmo sem sobrenomes, você demonstraria a proximidade e o carinho que envolve a relação, sem transparecer um descuido no tratamento.

Felicidades!

Anônimo disse...

Gostei muito do:
AOS MEUS QUERIDOS FULANO E BELTRANA
mas esses eu só posso enviar para meus irmãos sem filhos, certo?
E para aqueles que tem filhos, o que me sugere colocar, senão eu esterei excluindo meus sobrinhos.
Você sugere colocar para os pais da noiva e noivo :
AOS MEUS QUERIDOS PAIS FULANO E BELTRANA??
Obrigada mais uma vez!!
Você está me salvando nessa dúvida.

MRV disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
MRV disse...

Se seu irmão ou irmã tiverem apenas 1 ou 2 filhos, você poderia colocar o nome deles também, algo como:

AOS MEUS QUERIDOS FULANO, (irmão), BELTRANA (cunhada), CICLANA (sobrinha) e TALTRANO (sobrinho)

Agora se forem muitos, outra ideia seria:

AOS MEUS QUERIDOS FULANO (irmão), BELTRANA (cunhada) E SOBRINHOS

Para os meus pais e os pais do noivo, nós usamos a forma: AOS MEUS QUERIDOS PAIS FULANO E BELTRANA. Ninguém reclamou, então, acho que eles gostaram. Mas é apenas uma sugestão.

É sempre bom poder ajudar outros noivos nesses momentos de dúvidas...