

Vejam só! Tô ficando xique, hein????
Amei! Na hora, decidi: só se forem esses! A blogueira já avisava que era preciso encomendar com muita antecedência porque os pedidos eram muitos. Pensei: sem problemas, temos tempo, ainda faltam 5 meses para o casamento.
Ah, e não se pode esquecer que o nome do marido deve sempre vir antes do da mulher.
Muito bem! Mas vocês percebem o absurdo dessas regras? Como, em pelo século XXI, devo omitir o nome das minhas amigas casadas que adotaram o sobrenome dos maridos no meu convite de casamento? Além do mais, por quê o nome dos maridos das minhas amigas, em geral pessoas que eu mal conheço, deve vir antes dos nomes das pessoas que são de fato especiais para mim?
Antes que me acusem de levantar a bandeira feminista, gostaria de deixar claro que minha opinião não está fundamentada nessa causa, prova disso é que vou adotar o sobrenome do No depois de casada, mas no fato de regras como essas ditarem um comportamento exclusivo ao determinar que eu não deva citar, no convite, o nome das minhas amigas, que são, na verdade, as pessoas que eu quero de fato convidar.
Além do mais, sou totalmente contra o "Sr. e Sra. Fulano de Tal" simplesmente porque esse tipo de endereçamento não individualiza e nem caracteriza a mulher. Daí que ela pode ser qualquer uma. Um exemplo muito claro disso é a Sra. Brad Pitt. Perceberam? Quem é a Sra. Brad Pitt? Dependendo do lapso temporal tanto pode ser a Angelina Jolie como a Jennifer Aniston.
Como vou mandar um convite endereçado ao "Fulano de Tal" que eu nunca vi na vida?
Não tenho nada contra regras de etiqueta, muito pelo contrário, acho que elas existem para facilitar nossa vida. Mas também acho que está na hora delas evoluirem um pouco e refletirem a estrutura da família moderna.
Também quero deixar claro que não estou pregando a informalidade no endereçamento dos convites e sugerindo a forma "Pedro e Maria". Não quero abolir os sobrenomes dos convites porque acho que o casamento exige certo grau de formalidade. Mas será que dá para ser formal sem ser patriarcal?
Será que estaria espezinhando demais a etiqueta se escrevesse:
Ainda não sei bem o que fazer. Uma saída poderia ser escrever o nome de todo mundo completo no convite e ponto. Em qual ordem? Ainda não me decidi. Mas omitir o nome das minhas amigas, isso JAMAIS!!!!!