segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Quem me dera não tivesse convidado...

Depois que aquele êxtase pós-casamento passa, a gente se pega, ainda que sem querer, fazendo um balanço de tudo o que aconteceu na cerimônia e na festa. Por mais que a gente tente, não tem como evitar pensamentos sobre o que deu certo, o que não foi tão legal assim, o que faríamos de novo, o que mudaríamos, o que esquecemos de fazer, o que devíamos ter feito, o que foi muito legal ter feito...

Se eu pudesse voltar no tempo (uns 2 meses antes do casamento serviria), com certeza, aperfeiçoaria algumas coisas, e a primeira delas seria, sem dúvidas, a minha lista de convidados. Hoje ela seria bem menor do que foi e ainda mais seletiva. E não falo só por mim: o No também adoraria excluir alguns nomes da lista dele.

Sabem o por quê dessa revolta pós-casamento? Porque a gente se decepciona com um montão de suspostos amigos que a gente fez questão de convidar, mas que não estão nem aí para o nosso casamento.

O casamento me ensinou que o comportamento do indivíduo antes, durante e após o casamento é o melhor teste de amizade que existe. Tem gente que te surpreende com o carinho e tem outros que te magoam com a indiferença.

Tem convidado que se finge de morto e não manda parabéns nem por e-mail. Tem convidado que vai à festa e não te cumprimenta. Tem convidado que tem a cara de pau de te evitar após o casamento só para não ter de te cumprimentar ou mandar presente. Tem convidado que vai ao casamento e leva a tia, a vizinha, a irmã do namorado da filha. Tem convidado que dá cada desculpa esfarrapada por não ter ido. Tem gente que se convida. Tem convidado que não dá a menor bola quando você mostra as fotos do casamento...

Onde foi parar a boa educação desse povo? Por "povo", leia-se: pessoas que você achava que eram suas amigas.

O pior, sabem o que é? Pensar que a gente deixou de convidar outras pessoas (porque infelizmente não dá para convidar todos de quem gostamos) para convidar esse(a) desaforado(a).

Sabem o que me irrita mais ainda? Pensar que cabe a mim ficar indignada com a indelicadeza das pessoas porque eu não poderia ter sido indelicada, deixando de convidá-las, para que elas não ficassem indignadas com minha indelicadeza de não tê-las convidado. Não convida o(a) fulano(a) para você ver o que acontece?

Mas, como diz minha amiga e madrinha Maria, é melhor que o mal-educado(a) seja ele(a) do que eu.

12 comentários:

Panmela Fernandes disse...

Oi encontrei seu blog na net e fiquei encantada com este post em especial. Sabe pq? Tenho um ano de casada e acredite minhas palavras são as suas, eu passei a mesma coisa que você, tenho a mesma opinião, acredita que até hoje eu vejo as fotos do casamento e fico remuendo algumas coisas....ah se eu tivesse a chance de voltar no tempo....
beijos!
Adorei seu blog,viu? É lindo e vc tbm!
beijos!

MRV disse...

Nossa, Pamela, como é bom saber que não fui a única a passar por isso. Tb tento não ficar remoendo algumas coisas, mas é tão difícil...
Obrigada pelo carinho!
Ah, vc tb é mto linda! Parabéns pelo casamento. Bjs.

Muito Igual a Você disse...

Olá! Cheguei por aqui através de um link no blog da Fernanda Floret (Vestida de Noiva). Quando li esse post pensei: vou enviar pro meu noivo. Foi isso que fiz!
Olha, umas das grandes razões para eu não querer festa é essa, a tal da lista de convidados. Fico insistindo que não 100 pessoas é muito, muito, muuuito mais que o bastante pra um casamento de duas pessoas que, se brincar, vivem rodeadas só por umas 2 dúzias de pessoas que realmente se importam com elas. Obrigada mesmo por compartilhar. Estarei muito mais atenta a isso!

Beijos e MUITAS FELICIDADES em sua vida e na vida de seu esposo!

Nelissa disse...

Menina, adorei esse teui comentário.. Vou me casar em outubro e nunca havia pensado nisso.
Será que vc autoriza a colocar esse teu post (com os dévidos créditos e link) no meu blog?
Um beijo

MRV disse...

Claro, Nelissa, pode publicar! Me passa seu blog tb para eu conhecer sua história? Outubro é um ótimo mês para se casar... eu me casei dia 31/10. Felicidades! Bjs

MRV disse...

Pois é, Larisse, hj eu tb pensaria seriamente em organizar um mini-wedding, apenas para os mais chegados. É como vc disse com mta propriedade: "a gente convive mesmo é c/ umas 2 dúzias de pessoas". Mas, com certeza, essa opção teria provocado mtos rachas nas nossas relações... Noivos sofrem pq tem de avaliar mtos poréns... Felicidades no seu casamento! Bjs

Renata Mira disse...

Oi Parabéns pelo blog, o encontrei passeando na net e vou te falar...A-M-E-I. Esse post sobre os convidados nem me fale, nem casei ainda (falta 5 meses) e já estou com ódio da minha lista, mas como não levo desaforo pra casa exclui em um único momento de fúria nada menos que 100 pessoas e tem mais na mira heim, é como diz a minha vó...não é brinquedo não. Eu fiz questão de não convidar uma prima minha que pisou na bola comigo. Teve um outro abusado que me pediu 4 convites extras, vê se pode, sabe o que eu disse pra ele? Que não era passeio no Zoo onde chama o povo todo e vai todo mundo de chinelinho. Ele entendeu, compreendeu e ainda agradeceu minha sinceridade, vai no meu casamento somente com a noiva dele. É complicado né, mas não se martirize por esse "povo", só lembre dos ótimos momentos ok, Bjus linda.

MRV disse...

Nossa, Renata! Vc é super corajosa! Queria ser um pouco mais assim e ter tido esse insight antes. Vc tem toda razão: não devemos convidar qq pessoa para um momento tão especial, como o nosso casamento. Hj eu só penso em como foi tudo lindo. Desejo q seu casamento seja mto lindo e que vc e seu noivos sejam mto felizes sempre! Bjão

simone disse...

Adorei seu post.Sou noiva e assessora de casamento e penso igual a vc sobre lista de convidados do meu casamento.
bjos e parabens por ser tão chique e ter todas suas escolhas referenciadas nas melhores midias.

MRV disse...

Obrigada pelo carinho, Simone. É vivendo e aprendendo, né? Sucesso no seu casamento. Bjs

Helmer disse...

Casei-me há 2 semanas e faço das suas palavras as minhas... o que mais me chateou foi justamente a falta de consideração de muitos "amigos" que sequer mandaram um telegrama, e-mail, etc.

MRV disse...

Não entendo como "amigos" podem agir dessa forma, Helmer. Não entendo mesmo! Mas parece que essa é uma reclamação geral. Chuto que se trate de um monte de mal-amados(as) ou, bem no mínimo, de pessoas sem traquejo social nenhum.... Se algum dia vcs conseguirem elucidar essa questão, me escrevam, por favor. Bjs.