terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Fotos, Fotógrafos & Cia


Além das recordações, que serão eternas enquanto nós durarmos, as fotos serão a única coisa que permanecerá por várias gerações desse dia tão especial que será o nosso casamento. Por isso, tivemos todo o cuidado na escolha do fotógrafo.

Queríamos fotos espontâneas que retratassem artisticamente a nossa alegria, a nossa emoção, o nosso nervosismo, o nosso amor e o carinho da família e dos amigos. Eu queria também lindas fotos em preto e branco, um recurso que, na minha opinião, ressalta ainda mais a beleza de um momento emocionante. Não queríamos, de jeito nenhum, um álbum com aquelas fotos artificiais, cheias de poses tradicionais, sorrisos forçados e sem nenhuma emoção.

Foi então que descobrimos o fotojornalismo, um estilo de fotografia mais despojado, artístico, com enquadramentos inesperados e que explora bastante o recurso da fotografia em preto e branco. É bem aquela foto com cara de editorial de revista, sabem como é? Para fazer fotos assim, além de ser muito bom, o fotógrafo tem de ter experiência nesse estilo e um olhar apurado.

O estilo do álbum de casamento também mudou, se modernizou, não tem mais nada daquilo de colar um foto 20x25 numa página em branco. Hoje em dia, os álbuns são no formato de uma folha panorâmica (vizualizem 2 páginas de um livro grande abertas e sem aquela emenda branca no meio) em que são colocadas várias imagens em diversos tamanhos, fazendo uma montagem de diversos momentos (close da noiva no making off, outra foto do vestido pendurado, uma foto dos sapatos ao lado das jóias e do buquê, a mãe ajudando a filha se vestir...).

Mais uma vez, fui incansável na procura: passei meses olhando sites e álbuns de fotógrafos. Quando encontrei o Namour (é dele essa foto), pensei: "é esse!" Meu cerimonialista foi logo avisando: "é um dos melhores fotógrafos da região (talvez até do Brasil) e o preço é bem salgado". Ainda assim, fomos conhecê-lo pessoalmente. Ele é uma simpatia, nos deu um super mega desconto, fiquei fã dele, mas o preço estrapolava (e muito) o orçamento pré-aprovado pelo meu pai para as fotos.

Foi então que meu cerimonialista teve a brilhante idéia de me apresentar ao Galvão (www.studiogalvao.com.br), que também está entre os TOP da minha região. Adorei o trabalho dele, a forma como ele explora o fotojornalismo, os álbuns e os brindes. Decidi: "tem de ser esse!" Só que ele já tinha outro casamento na mesma data. Choquei! Conversei com meu cerimonialista que, como num passe de mágica, conseguiu o Galvão para mim.

Só que o preço do Galvão ainda estava um pouco acima do nosso orçamento. Como eu não tinha gostado de mais nada, não ia ter outro jeito, teria de falar com os meus pais para revisar o nosso orçamento. Meu pai, todo amoroso, foi logo tratando de resolver o problema: "Filha, papai tem um cliente que é fotógrafo e que pode fazer um preço especial". Pensei: "xiiii!" Antes que eu tivesse um treco, ouvi a santa voz da minha mãe dizendo: "Benhê, essa decisão é deles! Deixe eles escolherem". Expliquei a eles o quanto ter um bom fotógrafo era importante para mim, que de tudo só as fotos ficariam. Meus pais, como sempre, foram maravilhosos, compreensivos, negociaram com o Galvão e fecharam o contrato com ele. Enfim, tudo resolvido!

"Fotos são para recordar e recordar é reviver."

2 comentários:

Karoline Grubert Bezerra Portela disse...

Oi, Mi..casamento é uma correria mesmo, mas é muito legal! Eu cai nos encantos do Namour. Ele foi meu fotógrafo. O albúm é mesmo lindíssimo! Bjinhos

MRV disse...

Karol, estou esperando essas fotos até hj... Imagino q seu albúm deve ter ficado perfeito!!! Bjs