segunda-feira, 6 de abril de 2009

A Decoração


Eu e minha mãe estamos simplesmente adorando planejar a decoração do casamento.

Eu passo horas vendo revistas e sites de decoração em busca de idéias interessantes e originais. Tanta disposição e tempo livre resultaram numa pilha de recortes e fotos de arranjos, buquês, mesas de bolo, porta-guardanapos, mesa de chá, bem-casados, etc., que servirão de ponto de partida para a definição do projeto de decoração com o Silvano (Ophicina de Decorações), meu decorador.

Como a decoração é responsável pelo cenário que envolve as fotos, quero que tudo fique simplesmente perfeito (vejam o post sobre o fotógrafo). Os decoradores sabem disso e enfiam a faca sem dó alguma. Por isso, durante a negociação, nem adianta argumentar que é muito dinheiro para gastar com flores que vão morrer no dia seguinte porque eles não vão baixar o preço mesmo.

Essa é uma das partes mais caras da festa e, por isso, acho que todo o cuidado é pouco e que a gente tem de ficar em cima e ser muito exigente. É preciso pesquisar para entender de flores, iluminação, custos e fazer escolhas acertadas.

Além de ser gostoso cuidar desse assunto, a gente aprende coisa à bessa sobre decoração. Antes de começar a organizar o casamento, por exemplo, eu só conhecia uma dúzia de flores, agora acho que conheço quase todas, assim como as variações de cores de cada flor.

Outra coisa que eu não sabia é que a iluminação decorativa também é fundamental para valorizar a beleza dos arranjos, das flores e de todo o trabalho feito pelo decorador.

Na prática, tirando a decoração da igreja, que eu já havia escolhido antes de marcar a data do casamento, acho que até para escolher o vestido fui mais rápida do que para definir a decoração do salão. Mas, mesmo sem saber muito bem como vai ser a decoração, já tenho algumas diretrizes:

  • nada de panos e tecidos fazendo voltinhas (acho um horror);

  • não quero arranjos "monoflorais" (com um único tipo de flor) e nem monocromáticos porque acho entediante e repetitivo;

  • os arranjos das mesas também devem ser diferentes para não parecer um restaurante;

  • as mesas também vão ser diferentes para que o ambiente não fique monótono: algumas redondas, outras quadradas; algumas com toalhas e outras não;

  • mesmo correndo o risco de ser tachada de pouco criativa, as cores serão bastante tradicionais (branco e rosa) e a decoração bastante romântica, porque é assim que eu sou;

  • apesar de ser moda hoje em dia, nosso casamento não tem um tema, mas toda a decoração é inspirada num jardim, principalmente o corredor da igreja.

Não posso contar mais para não estragar a surpresa de vocês e também porque, seguindo orientações do meu decorador, devo deixar para definir exatamente como serão os arranjos e o mobiliário um pouco antes da cerimônia para aproveitar os lançamentos.

"Mas como eu sou teimosa", quero deixar as flores, o estilo dos arranjos e o projeto de ambientação bem definidos antes de assinar o contrato porque depois a gente fica refém do que assinou.

9 comentários:

regiani malini disse...

Minizinha, vc tem que colocar uma Minie na decoração!! Ahahahahaha!! Brinaceirinha!!! Vai ficar tudo muito lindo e chique, tenho certeza!! Mas pense numa Minie com carinho, nem que seja numa bem pequenininha...
Beijinhos

MRV disse...

Rê, eu tenho uma orelha de Mini que comprei no Magic Kingdom. Até o Mickey disse que me amava. Vc já viu essas fotos? Pensei em usá-la na pista de dança (se não estragar o penteado claro), o que vc acha? Beijim

Helo disse...

Mi, sabia que eu fui no casamento que está na foto?
É da Fernanda, irmã da Flávia minha cunhada.
Ao invés da minha na decoração vc poderia colocar um casalzinho assim: a noiva com um taco de Bets e o noivo com uma bicicleta. Que tal?
Brincadeiras a parte, tenho certeza que sua decoração ficará linda.
Beijinho

Helo disse...

ops... eu quis dizer "minnie" e não minha.

MRV disse...

Nossa, que coincidência! Tb peguei essa foto na "Inesquecível Casamento" de BSB e vc vai em tudo o q é casamento daqui...
Helô, já pensei em colocar o No na bicicleta no topo do bolo (ele adorou a ideia), mas preciso decidir se quero os noivinhos ou não (isso ainda dará outro post). Obrigada, amiga e madrinha! Espero q tudo fique mágico... Bjão!!!

Anônimo disse...

QDO SERA SEU CASAMENTO?? EU MORO EM ZURICHI/SUIÇA E ME CASEI EM 20 DE ABRIL 2009 EM DOURADOS, OU SEJA, TAMBEM ORGANIZEI MEU CASAMENTO A DISTANCIA E CASEI NA MESMA CIDADE QUE VOCE, ENTRE EM CONTATO CASO QUEIRA DE ALGUM TOQUE A RESPEITO DOS FORNECEDORES MEU E-MAIL E ROSENASCI@BLUEWIN.CH
BEIJO E BOA SORTE

MRV disse...

Oi, obrigada pelo apoio. Nos casamos no dia 31 de outubro próximo.
Como foi organizar o casamento à distândia? Mto stress?
O Márcio (3 Magos) nao foi seu cerimonial? Acho q fui no Indaiá (meu salao de festas) ver sua decoraçao, q aliás estava linda. Vc tem alguma dica para me dar ou mencionar algum cuidado? Bjs

Unknown disse...

Olá pessoal! Estou a procura do site da Ophicina de Decoração, preciso entrar em contato para o meu casamento.
Se souberem do respectivo, por favor, me passem.
Obrigada.

Fiquem com Deus

MRV disse...

Olá, Maise.
A Ophicina de Decorações não tem site ainda. Sei que eles estão no orkut, mas não tenho o nick deles não. Posso te passar o e-mail e o telefone do Silvano, um dos sócios: ophicinadecoracoes@terra.com.br e
(67)9918-8288
Espero ter ajudado. Sucesso no seu casamento.
Abs.